XI Congresso da SBPH/2017 (Boletim 4)

cabec boletim materia 4

XI Congresso da SBPH/2017

 

xi congresso

Gramado, na Serra Gaúcha, espera vocês entre os dias 30 de agosto a 02 de setembro de 2017, para o XI Congresso da SBPH!

Os preparativos continuam sendo feitos com muito carinho e cuidado, buscando atualizar a todos a partir da perspectiva “Psicologia na saúde: novas demandas, novos caminhos”.

O Programa que estamos preparando irá oferecer aprofundamento em conhecimentos específicos da Psicologia da Saúde e Hospitalar, desde os cuidados em saúde no ciclo da vida, da bioética e saúde pública, técnicas e métodos adequados a realidade da pessoa doente e das instituições de saúde, compreendendo as interfaces emocionais e sociais, com ações de outros profissionais da equipe de saúde.

Com as mudanças na área da saúde, surgem também novos desafios. Garantir a eficácia dos profissionais e a segurança do grande número de necessidades que passarão a trafegar “dentro” dos hospitais. Assim, a SBPH, está voltada na busca progressiva de soluções frente a essa demanda no ambiente hospitalar e da saúde em geral.

Na área da saúde, os hospitais e os equipamentos da saúde pública, estão cada vez mais voltados à necessidade de contratação de psicólogos, fazendo parte de suas equipes de trabalho. A ampliação do conceito de saúde é um caminho sem volta e, como profissionais, precisamos estar preparados. É questão fundamental para a sustentabilidade emocional, social e econômica da saúde no futuro, e dos psicólogos em particular.

A participação cada vez mais ativa do paciente vem mudando o sistema de saúde e o papel da equipe assistencial. A empatia e a psicoeducação, voltada a doença e ao tratamento, são passos importantes para buscar melhorias para aqueles que passam pelos hospitais. Os profissionais precisam se aperfeiçoar e transformar as recomendações relativas a assistência em recomendações para o próprio paciente. “A participação do paciente pode mudar o sistema de saúde e o papel da equipe assistencial. Para conquistarmos isso, temos que fornecer orientações para a população, de modo que ela esteja atenta e possa cobrar assistencia de qualidade, como afirma o Presidente do Conselho de Administração da Anahp (Balestrin – Associação Nacional de Hospitais Privados – Anahp, 2016).

gramado

O perfil dos pacientes mudou, tendo acesso a informação com tanta facilidade, que as fronteiras se alargaram de tal modo que se pode dizer que elas não existem mais! Porém, nem sempre a informação disponível tem qualidade ou é verídica. Por isso a importância de participar em eventos do porte do Congresso da SBPH, o qual disponibilizará material visual e humano seguro, para que todos possam se informar e aprimorar conhecimentos.

Ajudar os pacientes a ter saúde e sentir-se melhor, faz parte do dia a dia de trabalho do psicólogo na saúde. A ideia dos nossos Congressos é auxiliar o profissional na atualização e discussão de suas atividades dentro do sistema de saúde, privilegiando sua eficácia e eficiência como profissional da saúde. Desta forma, apresentamos o nosso XI Congresso SBPH, a ser realizado na Serra Gaúcha, na cidade de Gramado, pronta a recebê-los.

A Organização privilegiou possibilidades de inscrição e pagamento para quando você chegar ao Congresso e à cidade, esteja com o total quitado, podendo aproveitar de forma muito mais tranquila o Congresso em si e a cidade turística, com suas várias opções de lazer.

Sua presença será uma honra para nós!

Venha fazer parte do XI Congresso da SBPH – de 30 de agosto a 2 de setembro de 2017. Faça parte desta história!

Busque informações através do site: www.congressosbph2017.com.br

tania rudnicki

Tania Rudnicki e Comissão Organizadora
Presidente do XI Congresso da SBPH
Psicóloga | CRP 07/1281

Mensagem da Presidente da Comissão Científica

No processo de preparação do nosso XI Congresso da SBPH, onde também serão comemorados os 20 anos da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar-SBPH, temos tido um capricho muito grande nesta preparação, construindo desde este início, para que seja um Grande Evento.

Tenho me reunido, com frequência, com a presidente da SBPH Paula Macedo, a Presidente do Congresso Tânia Rudnicki, Daniela Achette ( Psicóloga do Hospital Sírio Libanês, SP), e, Leopoldo Barbosa (Faculdade Pernambucana de Saúde, IMIP-Pe). Nestas reuniões temos pensado na composição da Comissão Científica, que começa a tomar corpo, com a intensa preocupação em contarmos com profissionais gabaritados que possam contribuir, para a montagem das atividades científicas deste novo Congresso.

Já definimos os Eixos Temáticos por onde orientaremos nossas discussões. As temáticas escolhidas se enquadram nestes eixos e estarão, em breve, apresentadas no site do Congresso:

1. Cuidados em saúde no ciclo da vida
2. Universalidade, equidade e integralidade em saúde
3. Intervenções psicológicas na rede de atenção à saúde
4. Modelos de prevenção e promoção da saúde em diferentes contextos
5. Novas Tecnologias, gestão e formação em psicologia hospitalar e da saúde

Continuaremos trabalhando pela SBPH, com o intuito de, cada dia mais, atualizá-la para melhor servir aos nossos sócios.

Um grande Abraço

 

ma alice lustosa

Maria Alice Lustosa, PhD
Vice Presidente da SBPH | Gestão 2015-2017
Psicóloga | CRP 05/1719