Revista da SBPH (Boletim 6)

cabec boletim 6

Revista da SBPH

revista capa site 19 2

Ao final do ano passado, a equipe da SBPH comemorou com satisfação a realização das metas às quais tinha se proposto até o período. Foi com o mesmo entusiasmo que demos início aos trabalhos desse ano de 2017, empenhando nossos esforços para a realização das novas metas, o que exige de nós clareza na definição dos procedimentos e determinação para enfrentar os desafios e as dificuldades inerentes ao percurso.

Almejamos o aumento da qualidade e da visibilidade tanto dos trabalhos que publicamos quanto de nossa Revista. Neste quesito, qualidade, como é do conhecimento de muitos, no Brasil, os periódicos científicos são regularmente avaliados por um sistema denominado “Qualis-Periódicos” da Coordenação de Aperfeiçoamente de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que, por seu turno, é usado para classificar a produção científica dos programas de Pós-Graduação, no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.

Note-se, portanto, que nem todos os períodicos científicos são avaliados por este sistema. O “Qualis” se ocupa da análise e classificação daqueles periódicos que, efetivamente, são utilizados pelos programas de Pós-graduação avaliados pela CAPES.

Isso implica em dizer que a Revista da SBPH, que é o meio oficial de publicação da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, embora não pertença a um Programa de Pós-Graduação em uma Universidade, tem sido escolhida pela comunidade acadêmica como veículo para publicação dos trabalhos científicos por ela produzidos.

Em 2013, quando iniciamos a nossa primeira gestão na Revista da SBPH, ela estava classificada como B4 no Webqualis. Estabelecemos como uma das nossas metas para o biênio de 2015-2017, a conquista do B2. Com esforço, rigor e pontualidade, alcançamos nossa meta.

A partir daí, se temos clareza com relação aonde queremos chegar, temos clareza também com relação aos desafios que compõem o nosso caminho. Enfrentá-los é o nosso trabalho.
Por ora, agradecemos a todos os autores que, ao confiarem a divulgação de seus trabalhos à nossa Revista, também reconhecem os nossos esforços para a publicação de artigos que, mais do que comunicarem os resultados de suas pesquisas, expressam a posição e o pensamento crítico de seus autores.

Renovamos, a cada edição, o nosso compromisso político com o avanço da Ciência.

 

maria livia

Maria Lívia Tourinho Moretto e Comissão Editorial da Revista da SBPH
Editora-Chefe da Revista da SBPH
Psicóloga | 06/32109