Resenha de Livro (Boletim 6)

cabec boletim 6

Resenha de Livro

Guia de Medicina UNIFESP/EPM – Qualidade de Vida: Saúde e Trabalho
Segunda Edição 

foto capa guia de qualidade vida

Qualidade de vida tornou-se um indicador significativamente importante na literatura científica, gerando crescimento expressivo de práticas e pesquisas relacionadas à saúde.

Estudos nacionais e internacionais comprovam associação desse indicador na área da saúde, com: índices de óbitos, comorbidades, número de hospitalizações, entre outros importantes indicadores.

Há comprovação científica, ainda, da associação entre Qualidade de vida e Trabalho, para melhor desempenho, maior motivação,e saúde organizacional,entre outros parâmetros.

Foi com o objetivo de promoção de saúde e ações assistenciais hospitalares efetivas que incluíssem Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) que elaboramos o primeiro Guia de Medicina e Qualidade de Vida publicado no Brasil, com resultados de pesquisas, diretrizes básicas e condutas clínicas realizadas por especialistas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Nessa trajetória pela busca constante de QV para pacientes, seus familiares e profissionais assistentes, constatamos que a 1ª Edição do Guia de Medicina- QUALIDADE DE VIDA UNIFESP-EPM, superou nossas expectativas. A busca dos vários especialistas por essa obra e o “feedback” desses profissionais relatando o suporte que percebiam com esse livro , nos trouxe a validade de face do guia e nos motivou a lançar o 2º Guia de Medicina UNIFESP/EPM -Qualidade de Vida, com capítulos relacionados a área da saúde ( tais como: “Sono, Distúrbios do sono e Qualidade de Vida”, “Síndromes Dolorosas Crônicas e Cuidados paliativos”, “Estresse: saúde e trabalho”, “Evolução Tecnológica e Humana:Transplantes e Qualidade de Vida”,”Drogas”, “Saúde Mental e Direitos Humanos” entre outros).

Decidimos, ainda, ampliar essa obra, trabalhando temas atuais que relacionam qualidade de vida e saúde, que mostravam necessidade de abordagem. Os senhores poderão encontrar nessa edição novos capítulos (tais como: “Tendências na avaliação de Qualidade de Vida relacionada à Saúde “, “Qualidade de Vida relacionada à Saúde e ao Trabalho”; “Faces e interfaces da Violência e suas repercussões para a saúde e qualidade de vida”; “Relacionamentos interpessoais na área da saúde”; “Tabagismo, saúde e QV”; “ Infertilidade e Qualidade de Vida”; “O impacto da Depressão na Qualidade de Vida”; Ações para Qualidade de Vida de Crianças e Adolescentes”, “Morrer com dignidade” (abordando entre outras questões a eutanásia, distanásia e ortotanásia).

Além disso, ampliamos esse Guia de Medicina, incluindo um novo módulo: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT),o qual inclui capítulos originais sobre “Estresse pessoal e ocupacional: fisiologia e gerenciamento”; “Qualidade de Vida no Trabalho: custos e benefícios”; “Ergonomia a Serviço do Bem estar Pessoal e do Trabalho”), entre outros.

Os capítulos pertencentes a esse novo módulo, trazem resultados de pesquisas científicas que comprovam o quanto ações estratégicas de QVT possibilitam motivação, maior desempenho, desenvolvimento de auto- estima, portanto, saúde em seu conceito multidimensional e integrado para os colaboradores e corporações.

A inserção do módulo QVT,complementa nosso objetivo geral com esse livro: alinhar qualidade de vida (com abordagem científica, seguindo parâmetros da Organização Mundial de Saúde),com longevidade e saúde, bem-estar,motivação, desempenho e produtividade.

Damos destaque especial para nossos autores, especialistas com experiências inéditas no sistema de saúde, inovadores, multiplicadores de ações baseadas em humanização, e que possuidores de habilidades pessoais, estabelecem continuamente parcerias intersetoriais dentro dos Hospitais, ‘colhendo’ os resultados positivos dessa parceria. Tentamos realizar um trabalho, nesse Guia, com a ideia de responsabilização múltipla, para pensarmos soluções e propostas para todos especialistas envolvidos em promoção de saúde na área Hospitalar.

Acreditamos que essa 2ª Edição do Guia de Medicina UNIFESP/EPM – Qualidade de Vida: Saúde e Trabalho, permitirá ao leitor o conhecimento de diretrizes que poderão contribuir para orientar novos trabalhos de avaliação, com planejamento e a implementação de ações estratégicas com Qualidade de Vida, nas áreas da saúde e trabalho, priorizando atuações assistenciais em hospitais e clínicas.

Sempre caminhando junto a vocês para busca contínua e implementação de Qualidade de Vida no Brasil, permaneço à disposição.

Forte abraço,

                                                 

Prof. Dra. Denise Pará Diniz
PhD
Psicóloga | CRP 06/11717