Resenha de Livro (Boletim 5)

cabec boletim 5

Resenha de Livro

Dilemas acerca da vida humana – interfaces entre a Bioética e o Biodireito (Ed. Atheneu, 2015)

479 dilemas acerca da vida human s rie hospital do cora o hcor

A obra lançada em 2015 pela ed. Atheneu e que tem como organizadores um médico, uma psicóloga e dois advogados, conta com um formato inovador para abarcar algumas das questões da Bioética e nasce a partir de um curso oferecido há alguns anos pelo Comitê de Bioética do Hospital do Coração de São Paulo.

O livro é composto por 3 seções , sendo a primeira com 2 capítulos que visam introduzir e fundamentar os conceitos de Bioética e Biodireito e um terceiro que busca articular a psicologia da saúde com a bioética, apontando a subjetividade como ponto de comum entre todos os princípios da Bioética. A segunda seção é composta por capítulos que se subdividem em 7 partes e abordam diferentes dilemas acerca da vida humana, como: o início da vida, reprodução humana, alta a pedido e internação compulsória, transplante de órgãos, genética, envelhecimento e terminalidade da vida. E finda com a terceira seção, que tece considerações finais sobre a Bioética.

Além das discussões sob o olhar da Bioética, o livro vai além e enfatiza a importância da interface com o Biodireito, área da Ciência do Direito que trata da legislação e jurisprudência relacionadas à conduta do homem, frente aos avanços tecnológicos na Biologia e na Saúde. Portanto, cada parte da segunda seção trata de um dilema e é composto por 2 capítulos, sendo um de autoria de profissionais da saúde, explanando o tema à luz da Bioética e o outro, de autoria de um profissionais do direito, explanando à luz do Biodireito. Tal formato garante uma visão ampliada sobre temáticas que por si só não se encerram, mas, que ao contrário, se multiplicam em novos questionamentos.

Outro aspecto inovador desta obra é que antecedendo os capítulos de cada dilema, o leitor se depara com um conto inspirado na temática, que propicia uma espécie de aquecimento para os assuntos conflituosos que estão por vir.

Uma obra para quem deseja conhecer ou se aprimorar no assunto, uma vez que apresenta definições e conceitos, pontos de partida para qualquer reflexão posterior, mas que mantem a proposta idealizada no curso que lhe originou, a de aguçar questionamentos sobre temáticas tão complexas e mutáveis.

                                                 

Juliana dos Santos Batista
Membro do Conselho Fiscal | Gestão 2015-2017
Psicóloga | CRP 06/89319