Participações da SBPH em Reuniões e Eventos (Boletim 4)

cabec boletim materia 4

Participações da SBPH em Reuniões e Eventos

Em 04-08-16, a Vice Presidente Maria Alice Lustosa participou de mais uma reunião do FENPB, representando a SBPH, onde foram discutidos entre outros assuntos, a realização do próximo Congresso Ciência e Profissão. Os preparativos já começaram.

Nesta reunião, a 3ª do ano, seguiu-se a agenda proposta, e aproveitamos para expor os assuntos por ordem de discussão:

1) Os presentes nesta reunião conectados por vídeo conferência (em São Paulo e no RJ), concordaram com a proposta de redação de um documento, sobre a informação passada pelo CFP sobre a retirada da discussão sobre o Ato Médico. Muitos Psicólogos tiveram a impressão que a discussão sobre este tema teria sido encerrada. Entretanto esta não é a real situação deste delicadíssimo assunto. Portanto, o FENPB resolveu redigir um informe, para esclarecer que o Ato Médico não foi retirado de pauta, mas sim afastado para dar prioridade a discussões de interesse do atual Presidente da República. Portanto, a qualquer momento este documento poderá voltar para votação, e poderá passar sem que os psicólogos estejam atentos, representando um risco para a categoria;
2) O FENPB lembra de que é de hábito, que um representante esteja presente nas Mesas de Abertura dos Congressos de todas as suas Entidades, assim como ter sua divulgação durante o evento na forma de um Banner, ou mesmo um Stand, para maior divulgação sobre seu trabalho. Portanto, assim foi acordado que no XI Congresso da SBPH, haverá esta participação;
3) Formalizou-se a abertura de um GT, sobre a Concepção da Psicologia como Profissão da Saúde. A SBPH, como não poderia deixar de ser, se propôs a participar deste GT (tendo eu proposto que nossa Presidente Paula Macedo, seja nossa representante neste GT). Este GT, inclusive, começou a se organizar nesta mesma reunião, através de um Grupo no Whatsapp, propondo, inicialmente, as seguintes discussões a serem realizadas:

– Estrutura Curricular da Psicologia
– Ensino à Distância
– Avaliação de Cursos já existentes
– Residência Multiprofissional
– Impactos Sociais e Políticos da definição da Psicologia como Profissão

4) A data para o próximo Congresso “Ciência e Profissão” ficou definida para acontecer do dia 15 a 18 de Novembro de 2018. Acertou-se que até o dia 04/10/16, deverão ser enviados até 10 nomes, com titulação mínima de Doutor (Latino Americanos), de cada uma das Entidades, para compor a Comissão Científica deste Congresso;
5) Quanto ao site do FENPB, ficou acertado que este será formatado pela Wordexpress. Concordou-se que as Entidades contribuirão com a formatação do mesmo, o que agradou a todos.

reuniao fenpbpolo rj
Reunião do FENPB em 04/08/2016 por vídeo conferência (Pólo SP)                                                  (Pólo RJ)

No dia 05-08-2016, a SBPH foi representada pela presidente Paula Macedo, que esteve na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP) para uma reunião com a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e os representantes das seguintes entidades da Psicologia: Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP), Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA), Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP), Instituto de Gestalt Terapia de Brasilia (IGTB).

A pauta era uma ampla discussão a respeito da inserção dos psicólogos no campo da saúde suplementar por meio de cobertura mínima ou ampliada adotada pelos planos privados de saúde. A cobertura obrigatória reza duas modalidades reuniao cep ansde procedimentos, quais sejam a psicoterapia e a consulta/sessão com psicólogo, situados centralmente no âmbito da psicologia clinica e também a clinica institucional em saúde/saúde mental. A ANS regula as relações entre operadoras, prestadores e usuários e atua por meio de camaras e grupos de trabalhos específicos, executando ações de regulação diversas. Os fatores de qualidade para os profissionais e pessoas jurídicas como mecanismo de reajuste de valores pagos pelos procedimentos demandam a definição pelos conselhos profissionais em termos de objetividade dos criterios utilizados e a fácil comprovação das habilitações destes psicólogos pelo QUALISS (Programa de qualificação dos prestadores de serviços na saúde suplementar).

Nesta reunião procedemos a ampla discussão e elaboração de documento com os fatores de qualidade úteis para nossa categoria, em relação a qualidade da formação e conformidade da prestação de serviço a partir de normas técnicas. Esse documento foi encaminhamos a ANS que mostrou interesse e a necessidade de aprofundar essas discussões no ambito do CFP com a participação das entidades.
Reunião do CFP e ANS em Brasília 05/08/2016