Painel (Boletim 4)

cabec boletim materia 4

Painel

juliana carolina

Aconteceu entre os dias 21 a 24 de setembro, em Bento Gonçalves – RS, o IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos e III Congresso Lusófono de Cuidados Paliativos.

Cuidado Paliativo prevê o cuidado integral a pacientes portadores de doenças que ameaçam a continuidade da vida, focando na avaliação e controle de sintomas de ordem física, psicológica, espiritual e social, em qualquer fase da doença, não restringindo-se a fase final de vida.

A essência do Cuidado Paliativo traduz a relevância de um cuidado compartilhado, onde diferentes campos do saber se encontram para viabilizar melhor qualidade de vida ao paciente e sua família, durante o processo de adoecimento/ tratamento e após a morte, sempre que possível, pela importância de cuidados aos familiares no período de luto. Desta forma, a psicologia hospitalar não poderia ficar de fora de um congresso com discussões tão importantes e necessárias para nossa prática profissional.

Temas relevantes para nossa área foram discutidos por psicólogos com ampla experiência em cuidados paliativos, destacando-se: luto, morte e dignidade, sexualidade do paciente em cuidados paliativos, sofrimento familiar e apoio ao cuidador, tristeza e depressão, e o sofrimento da equipe.

Outros temas apresentados e que merecem destaque, foram: extubação paliativa, diretivas antecipadas de vontade e gestão em cuidados paliativos.

Além disso, foi anunciado no congresso o pedido feito pela ANCP (Agencia Nacional de Cuidados Paliativos) ao CFM (Conselho Federal de Medicina) de reconhecimento da Medicina Paliativa como espacialidade médica. Notícia que certamente revela um passo importantíssimo na ascensão dos Cuidados Paliativos no Brasil.

Estiveram presentes no evento, Juliana dos Santos Batista e Carolina Seabra, ambas membros da SBPH e da da atual Gestão da SBPH.

Juliana Batista e Carolina Seabra participam do IV Congresso
Internacional de Cuidados Paliativos

 

Juliana dos Santos Batista
Membro do Conselho Fiscal | Gestão 2015-2017
Psicóloga | CRP 06/89319


Nota:
Está no prelo, com lançamento previsto para o início de dezembro, o livro “Tempo da vida e a vida do nosso tempo: repercussões na Psicologia Hospitalar”, uma coletânea de 19 artigos sobre temas apresentados em conferências e mesas redondas do 10 º Congresso da SBPH , que se realizou em setembro de 2015. 

Assim como no congresso, os temas estão relacionados à cultura, à subjetividade, ao adoecimento e à relação com o tratamento médico na contemporaneidade, bem como à questões atuais da clínica do contexto hospitalar e foram tratados em várias abordagens teóricas.

Livro “Tempo da vida e a vida do nosso tempo: repercussões na Psicologia Hospitalar” organizado por Glória Heloise Perez, Sílvia Cury Ismael, Valéria Araújo Elias e Maria Lívia Tourinho Moretto.

Aguardem!