Núcleo SBPH/RS (Boletim 3)

cabec boletim materias

Núcleo SBPH-RS

MARCA NUCELO RS PNG

A fim de estruturar as ações do Núcleo SBPH-RS, a diretoria da Sociedade, contratou uma assessoria jurídica para auxiliar na confecção de um regulamento interno, que em sua constituição normatiza a relação da SBPH com seu Núcleo-RS.  O regulamento segue aquilo que  estabelece o Estatuto da SBPH, instituí sua  finalidade, participação de seus integrantes e orienta sobre o vínculo com a diretoria vigente.  A presidente Paula Macedo, a coordenadora do Núcleo Marisa Sanchez e a Vice-Coordenadora Carolina Quiroga realizaram uma reunião no mês de maio, na cidade de Gramado, para definição de algumas diretrizes básicas de funcionamento do grupo.

reuniao rsO Núcleo SBPH-RS está sedimentando suas atividades através da organização de uma agenda científica. Irá realizar nos dias 20 a 22 de Outubro de 2016, a X Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar e I Encontro do Núcleo SBPH-RS. A Jornada Regional em sua décima edição, marca vinte anos da atividade no estado. Para a promoção da Jornada, o Núcleo organizou três workshops pré-jornada, a serem realizados em Julho, Agosto e Setembro, meses que antecedem o evento. O primeiro deles irá ocorrer no dia 09/07, na sede da Associação dos Médicos do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e terá como tema “Morte e Luto do Hospital Geral”. As ministrantes serão as psicólogas Jane Heringer (HMIPV), Carolina Quiroga (Núcleo SBPH-RS) e Ângela Seger (PUCRS), as quais irão abordar o tema sob a perspectiva da criança, do adulto e da família.

A SBPH durante todos esses anos foi apoiadora do evento. Mas, a partir de agora, passa a ser a responsável e promotora do evento, através da execução do Núcleo. Desse modo, cabe a esse o convite da instituição hospitalar para sua realização. A instituição convidada  para esta edição foi o Instituto de Cardiologia do RS, que terá o serviço de psicologia representado pela  Psicóloga Camila Ávila, que coordenará a Jornada.

Reunião da Presidente da SBPH com as Coordenadoras do Núcleo SBPH/RS

X Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar | I Encontro do Núcleo SBPH – Gestão dos Cuidados em Saúde

No período de 20 a 22 de outubro será realizada a X Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar e o I Encontro do Núcleo SBPH, na cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul.

O Evento visa o encontro de psicólogos que têm a prática da Psicologia Hospitalar e da Saúde em seu cotidiano (hospitais, universidades) e acadêmicos de Psicologia que desenvolvem suas primeiras vivências na área, bem como àqueles que querem conhecer esse cenário.

É um Evento tradicional na área da Psicologia Hospitalar, e este ano será sua X Edição. Uma de suas propostas é “aquecer e preparar” as discussões para o Congresso Brasileiro de Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, que será realizado no RS, em 2017. A Jornada Gaúcha é realizada a cada dois anos, e sempre antecede o ano anterior ao Congresso Brasileiro da SBPH.

Esse ano, o Hospital escolhido como representante dos hospitais do Sul para coordenar a jornada foi o “Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (IC/FUC)”,, numa parceria com a Universidade Unirriter. A ideia de integrar a prática da Psicologia Hospitalar em uma discussão dentro da Universidade, com acadêmicos e profissionais da área, pesquisadores e professores, está em consonância com os objetivos dessa gestão SBPH 2015-2017, facilitando e aproximando o debate com todos os atores envolvidos.

A grade científica está composta por profissionais renomados do Brasil e do Rio Grande do Sul, incluindo membros da atual gestão SBPH. As atividades previstas são: Simulação Realística, Minicursos, Mesas Redondas, Conferências, Painéis de Atualização, Temas Livres.

Será um grande evento! Você é nosso convidado!
Já iniciaram as inscrições. Garanta sua vaga: http://eventos.sbph.org.br/

coordenadoras nucleocomissao nucleoCoordenadoras do Núcleo e Coordenadora                   Comissão organizadora da X Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar e I Encontro do Núcleo SBPH-RS
da Jornada 

 

Camila Ávila, Psicóloga – IC/FUC RS
Coordenadora da X Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar | I Encontro do Núcleo SBPH – Gestão dos Cuidados em Saúde
CRP 07/15035