Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista SP

Entidade: Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista SP

Endereço: Rua Caramuru, Nº 568

Bairro: Centro

Cidade: Paraguaçu Paulista-SP

Contato: 018 99633-0578

Telefone: 018 3247-1133

E-mail: stacasppta@netonne.com.br

Website: www.hospitalparaguacu.com.br

Descrição: A Santa Casa de Paraguaçu Paulista foi inaugurada no dia 18 de Maio de 1947. Hoje conta com 107 leitos e atendimento em diversas especialidades. O serviço de Psicologia da Santa Casa de Paraguaçu foi implantado em Setembro de 2006 pelo psicólogo Iris Vieira da Silva que atua até o presente momento. Diariamente são atendidos pacientes de todos os setores, seja através de visita leito a leito ou de solicitação da equipe multiprofissional.

O trabalho do psicólogo hospitalar colabora com o tratamento clinico do paciente, auxiliando a equipe sobre as questões psicológicas da patologia, além de ajudar o paciente e família a lidar com o processo de hospitalização e adoecimento. O setor de psicologia da Santa Casa de Paraguaçu tem entre os desafios dentro do contexto hospitalar fortalecer a humanização, acolhendo cada necessidade e ouvindo cada queixa dos que necessitam dos cuidados de saúde. Há também o plantão de disponibilidade 24h para atendimento de urgências psiquiátricas, onde o psicólogo é solicitado pelo médico para avaliar e colaborar com a condução dos casos.

Responsabilidade social:

O setor de Psicologia da Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista, mediante a realidade frente os atendimentos na Urgência e Emergência, entendeu que havia uma grande necessidade de ser atuante na responsabilidade social frente ao município. Mesmo compreendendo as dificuldades financeiras que as Santas Casas passam e automaticamente a impossibilidade de adotar causas sociais dentro (ou fora) do contexto da saúde como as privilegiadas empresas privadas e grandes hospitais o fazem, pensamos que podíamos navegar por esses mares de outra forma, através do voluntariado profissional! Trata-se de uma vez que temos profissionais e líderes eficazes apercebidos na academia de liderança (projeto também implantado pelo setor de psicologia), utilizamos os mesmos para ajudar nas causas sociais do município após um mapeamento das necessidades observadas mediante aos nossos próprios dados provenientes dos atendimentos realizados na instituição.

Por conseguinte identificamos muitos problemas com drogas, principalmente entre adolescentes e jovens, auto mutilações de alunos nas escolas municipais e estaduais, tentativas de suicídio entre jovens e mulheres em virtude de seus relacionamento, vários de andarilhos na cidade e o engessamento da fila de espera para atendimento psicológico no CAPS. Portanto após o levantamento formamos uma equipe composta por: um psicólogo, um captador de recursos com experiência em drogadição, uma assistente social e enfermeiros. Através desta equipe colocamos a disposição da população, prefeitura e entidades uma consultoria sem custo de toda essa mão de obra profissional formada no hospital.

Em 2015 foi criado o projeto SUPERAÇÃO que visa a prevenção de violências escolares. Toda as Quartas Feiras a Santa Casa autoriza o psicólogo da instituição a passar duas horas na Escola Diva Figueiredo (escola Estadual do município com maior número de alunos), conhecida na época pelo índice de drogas, bullying, auto mutilação e tentativa de suicido de jovens. Atualmente, no que diz respeito a esses mesmos transtornos, a escola tem os menores índices no município e um dos menores do estado, zerando as estatísticas. com isso, atraiu a atenção da TV TEM (Globo) que fizeram uma reportagem junto ao profissional. Tal trabalho se estendeu para todas as escolas Municipais, Estaduais e Casa Abrigo (atendimento as urgências nas escolas através do pronto atendimento da Santa Casa).

Em 2017 o psicólogo Iris implantou no município o projeto “De Bem com a Vida” tendo como objetivo a prevenção do suicídio e diminuição das tentativas. O projeto imobilizou vários segmentos do município, tendo como ações, palestras, treinamentos às instituições e às escolas municipais e estaduais, como resultado até a presente data, houve uma diminuição drástica das estatísticas no município. Paraguaçu Paulista é o município da região com o maior numero de tentativa de suicídio.

Em 2018 a prefeitura mediante o setor de ação social iniciou um trabalho com pessoas na situação de “morador de rua” e convidou o psicólogo Iris da Santa Casa para liderar o comitê de Resgate da Cidadania (hoje comitê de prevenção de violências) que logo colheu os frutos após o trabalho em conjunto com o CREAS, CRAS e CAPS. Realizando assim o mapeamento e triagem de todos os moradores. Reinserindo alguns para as suas famílias, outros para as suas cidades de origem, os dependentes químicos foram internados em hospitais especializados por intermédio da Santa Casa, especificamente pelo pronto. O trabalho foi e continua a ser realizado em rede no município com toda a humanidade e ética, mudando o cenário da cidade.