Hospital Porto Dias

Entidade: Hospital Porto Dias
Endereço: Av. Almirante Barroso
Complemento: 1454
Bairro: Marco
Cidade: Belém – PA – 66093020
Contato:
Telefone: 9130843116
e-mail: psicologia@hpd.com.br
website: http://www.hpd.com.br

Psicologia Hospitalar no Hospital Porto Dias

Em iniciativa pioneira, o Hospital Porto Dias implanta serviço de Psicologia Hospitalar para atender pacientes, familiares, cuidadores e membros da equipe multidisciplinar. O serviço visa o bem estar físico e emocional por meio de acompanhamento e avaliação dos processos psíquicos, demonstrando a preocupação do Porto Dias com a humanização e a qualidade no atendimento.

São quatro psicólogas que atuam nas UTI´s e na Unidade de Internação e Emergência, atendendo a demanda identificada pela equipe, em especial, pelos médicos, que compreendem a importância da integralidade no cuidado em saúde.

Os pacientes, emocionalmente fragilizados, são atendidos nos leitos e acompanhados durante todo processo de recuperação, desde a adesão ao tratamento ao restabelecimento da saúde. A família recebe escuta individual ou em grupo, na sala de espera das UTI’s, e são acompanhadas durante situações de notícia de prognóstico reservado e óbitos.

O trabalho voltado à equipe interdisciplinar também começa a ser desenvolvido, através da implantação do Projeto Qualivida, com atendimento ambulatorial mediante procedimento de Plantão Psicológico. A ideia é oferecer aos colaboradores acolhimento e intervenção clínica, por meio de escuta diferenciada e com foco no problema. Intervenções em grupo também serão oferecidas. Esse programa de apoio pessoal, parte de um conjunto de ações de qualidade de vida, e contará ainda com palestras para grupos sobre temas diversos.

Psicólogas:

Bárbara Araújo Sordi – Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar. Psicóloga da Unidade de Internação e Emergência

Carolina de Sousa Malcher – Especialista em Teoria Psicanalítica e em Psicologia da Saúde e Hospitalar. Psicóloga da Unidade de Terapia Intensiva e Coordenadora do Serviço.

Débora Melo da Silva Brito – Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar, com Aprimoramento em Psicologia Clínica. Psicóloga da Unidade de Terapia Intensiva.

Soliana Esteves Araújo – Psicóloga da Unidade de Terapia Intensiva.