Hospital Independência da Rede de Saúde Divina Providência

Hospital Independência da Rede de Saúde Divina Providência

Entidade: Hospital Independência da Rede de Saúde Divina Providência
Endereço: Avenida Antônio de Carvalho, 450.
Bairro: Agronomia.
Cidade: Porto Alegre – RS.
Contato: Psicólogas Bárbara Imperador da Rosa e Alane Viñas Nardi – (51) 3383-5600 / Ramal: 5741
Telefone: (51) 3383-5600
E-mail: psicologiahi@divinaprovidencia.org.br
Website: https://divinaprovidencia.org.br/independencia/

Descrição: O Hospital Independência é 100% SUS, regulado pela Secretaria Municipal de Saúde e faz parte da Rede de Saúde Divina Providência. Possui 124 leitos de internação (dividindo-se entre internação clínica e de traumatologia), além de 10 leitos em Unidade de Terapia Intensiva. É um hospital especializado, oferecendo atendimento clínico, cirúrgico e ambulatorial nas áreas de Ortopedia e Traumatologia. Também oferece serviços auxiliares de diagnóstico (Radiologia Geral, Tomografia e Ecografia) e Reabilitação, com os serviços de Fisioterapia e Terapia da Mão. Atualmente, é acreditado ONA Nível 3 – nível de excelência, onde instituições atendem aos critérios de segurança do paciente, gestão integrada e cultura organizacional de melhoria contínua.

O Serviço de Psicologia do Hospital Independência é composto por duas psicólogas (Bárbara Imperador da Rosa e Alane Viñas Nardi) que atendem pacientes e familiares em todas as unidades.

Áreas de atuação do Serviço de Psicologia do Hospital Independência:

Unidades de Internação: O Serviço de Psicologia recebe solicitações de atendimento psicológico para os usuários do hospital diariamente, através dos profissionais da equipe multidisciplinar que identificam alguma demanda emocional relacionada ao adoecimento e hospitalização dos pacientes (jovens, adultos ou idosos) que sofreram fraturas e foram encaminhados ao hospital para tratamento cirúrgico e reabilitação – ou ainda para os familiares dos usuários. Além disso, a Psicologia também realiza busca ativa de pacientes que realizaram tentativa de suicídio para realização de avaliação psicológica.

Unidade de Terapia Intensiva: O Serviço de Psicologia realiza avaliação psicológica de todos os pacientes internados e familiares hospitalizados por condições clínicas na UTI do Hospital Independência. Em uma primeira avaliação, identifica-se a necessidade ou não do acompanhamento psicológico durante a internação, através dos estressores emocionais, história de vida do paciente (atual e pregressa), relação com a família, entre outras.

Unidade Cirúrgica: O Serviço de Psicologia recebe solicitações de atendimento psicológico para os usuários do hospital através dos profissionais da equipe multidisciplinar que identificam alguma demanda emocional relacionada ao adoecimento e hospitalização dos pacientes (jovens, adultos ou idosos). O paciente costuma permanecer poucas horas na Unidade Cirúrgica. Desta forma, o atendimento psicológico neste setor geralmente é solicitado de maneira emergencial, devido a uma crise emocional manifestada pelo paciente no pré/pós operatório, ou para seus familiares.

Ambulatório – Participação no Programa Sem Dor: O “Programa Sem Dor” é um programa multidisciplinar através de consultas ambulatoriais destinadas a pacientes que sofrem com dor crônica na coluna e realizam bloqueio analgésico para dor. O programa possui duração de 6 meses. Da parte da Psicologia, inicialmente é realizada uma triagem e na primeira avaliação, avalia-se o exame do estado mental, história pregressa e atual, relação familiar e rede de apoio e identifica-se os aspectos emocionais e estressores ambientais que podem agravar o problema da dor crônica na coluna. Além disso, também avalia-se a motivação do paciente em ser acompanhado pelo Serviço de Psicologia. Caso o usuário apresente os critérios para ingressar em Psicoterapia Breve e Focal (sofrimento emocional relacionado à dor crônica na coluna + motivação para acompanhamento psicológico), este é acrescentado em uma lista de espera para ser acompanhado de forma semanal pelo Serviço de Psicologia. O Serviço de Psicologia também realiza Grupos Operativos, em conjunto com demais especialidades, aos pacientes que já encerraram os atendimentos ambulatoriais.